sábado, 15 de junho de 2013

18 anos da morte de Rory Gallagher

Por Sabrina Kwaszko

Rory Gallagher está entre os grandes guitarristas da história, porém, infelizmente, não é tão conhecido e reconhecido como os outros. Dono de uma discografia oficial de 30 álbuns e 5 DVDs. Rory nasceu em 02 de março de 1948 e faleceu em 14 de junho de 1995, o irlandês nascido em Ballyshannon, County Donegal começou cedo sua vida com a música, aos 9 anos de idade quando ganhou seu primeiro violão.

Rory não resistiu a uma infecção hospitalar contraída após uma cirurgia de transplante de fígado.  Um virtuose e autodidata, além do grande talento como músico sempre foi muito elogiado como pessoa por todos que conviviam com ele. Sua morte trouxe muita tristeza para seus fãs e declarações de respeito e consideração como a de outro famoso irlandês o Bono Vox do U2: “Rory foi um dos grandes guitarristas de todos os tempos e um grande cavalheiro, uma pessoa muito simples”.

Ele arrasava e impressionava quando estava no palco, de tal forma que ele mesmo dizia não reconhecer-se: “Eu não me reconheço ali em cima, às vezes, ou eu não me reconheço quando eu saio do palco… Eu não estou ciente dessa transformação Jekyll e Hyde, mas se eu fosse tão louco assim quando estivesse fora do palco, as pessoas iriam-me prender, ou nem falariam comigo.”





Sua banda, a Taste, tornou-se uma sensação instantânea como banda da casa Marquee Club de Londres em 1968. Gravaram 2 álbuns de estúdio e 2 álbuns ao vivo, estavam com o mundo aos seus pés e após apenas 2 anos a banda sofreu com sérios problemas de gestão e chegou ao fim no seu auge. E assim Rory partiu para sua carreira solo.

Rory Gallagher morreu cedo, aos 47 anos, tinha muito ainda para produzir, alcançar e oferecer, mas tudo que ele nos deixou é de uma riqueza tamanha e ainda vai satisfazer e surpreender muita gente ao longo da história.

Quem quiser conhecer ou saber mais sobre este grande guitarrista pode acessar o site oficial dele: http://www.rorygallagher.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário