sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Indústria Fonográfica e Produção Independente #1

texto de Sabrina Kwaszko 

Para entendermos porque determinada situação é assim agora precisamos ver e entender de onde ela veio, como começou e onde se errou ou acertou para ser o que é hoje.

Vou começar um projeto embasado em pesquisas e estudos com foco na produção musical sem prazo determinado para acabar por se tratar de um assunto com muito conteúdo.

Eis o primeiro Artigo de uma série então:

Os álbuns mais vendidos do mundo

Thriller 1982 - Michael Jackson - 140 milhões de cópias vendidas até 2006



E então você pergunta mas não foi o Elvis ou Bealtes que mais venderam, porque foi o que eu me perguntei quando comecei a pesquisas mas daí opa estamos falando de álbuns mais vendidos e não de bandas que mais venderam, ok?! Vamos adiante.



O Thriller foi um fenômeno, uma febre todos queriam ouvir a música, ver o clip aprender a coreografia. Michael e seus Zumbis horrorosos conquistaram o mundo em 1982 pela gravadora Epic/CBS Records. Recorde Prêmios Grammy também 7 ao total na edição de 1984. O videoclipe de "Thriller" foi preservado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no seu Registro Nacional de Gravações, por ser considerado "culturalmente significativo". O álbum também foi incluído na lista dos 200 álbuns definitivos feita pelo Rock and Roll Hall of Fame.
Michael não andava feliz e já nessa época andava circulando na imprensa seus 'mimimi': "Mesmo em casa, estou sozinho. Sento no meu quarto, às vezes, e choro. É tão difícil fazer amigos ... Às vezes ando pela vizinhança à noite, esperando encontrar alguém para conversar. Mas eu sempre acabo voltando pra casa." - desse ele.

A Itália foi tricampeã da Copa do Mundo FIFA 1982. João Figuereido era o atual presidente do Brasil que prometeu fazer deste país uma democracia, ele concedeu a anistia a todos os caçados políticos e exilados voltaram para casa; durante seu governo ocorreram diversos atentados terroristas da direita como bombas nas bancas de jornais que vendiam periódicos da esquerda até bombas para matar pessoas inocentes. Fim do Regime Militar. Criação do Estado de Rondônia.
Analistas econômicos consideram os anos 80 como a "década perdida" um país rico com uma sociedade pobre. A mortalidade infantil era preocupante e a AIDS se espalhava. Este era o Brasil.

O segundo álbum mais vendido do mundo foi (para nossa alegria):

Back in Black 1980 - AC/DC - 50 milhões de cópias vendidas

O álbum de rock mais vendido de todos os tempos! E também está na lista a lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Gravadoras Atlantic Records, ATCO Records, Epic Records. Integrantes: Brian Johnson - Vocais, Angus Young - Guitarra solo, Malcolm Young - Guitarra rítmica, vocal de apoio, Cliff Williams - Baixo, vocal de apoio e Phil Rudd - Bateria, percussão.



Aguarde a sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário